Primeira Semana de Gestação: Ovulação
Durante as duas primeiras semanas de gravidez o óvulo ainda é uma célula única que amadurece, se desprende do ovário e aguarda ser fecundado.Segunda Semana de Gestação: Fecundação
Após a ovulação, tem entre 12 a 24 horas para engravidar. Já os espermatozoides podem sobreviver até 48 horas no interior da vagina. O encontro do óvulo maduro com o espermatozoide dá-se a fecundação.Cerca de 1 dia após a fecundação do óvulo, o seu núcleo funde-se com o espermatozoide dando origem ao zigoto (ovo fecundado) que começa a dividir-se em 2 células mais pequenas, em 4 células, em 8 células, e continua se dividindo.
Com a fecundação algumas das características físicas do seu bebé são logo definidas: a cor dos olhos e do cabelo, a estatura e o sexo.
Terceira Semana de Gestação: Da célula única ao embrião
No final desta semana, ovo fecundado fixa-se firmemente na parede uterina e passa a chamar-se embrião, designação que mantém até ao fim do Primeiro Trimestre da gestação. A fixação do ovo no endométrio pode, ou não, dar origem a um corrimento vaginal mais ou menos intenso ou mesmo a uma pequena perda de sangue mas que não prejudica a gestação.Gradualmente, o ovo fecundado transformar-se num conjunto de células com diferentes funções entre si (mórula) e com o tamanho da cabeça de um alfinete. A rápida multiplicação e diferenciação celular dão origem aos tecidos que se converterão no corpo do embrião e na placenta que se começa a formar para alimentar o bebé durante a gestação.
Quarta Semana de Gestação: implantação na parede interna do útero
À medida que o conjunto de células se multiplica e diferencia, o seu corpo cria todas as condições necessárias para nutrir e sustentar o desenvolvimento do bebé.
Nesta semana, a menstruação não aparece como de costume. Algumas mulheres "sentem" que estão grávidas pouco tempo após a concepção. Poderá sentir alguns sintomas como os seios doridos, cansaço, sonolência e náuseas.
Quinta Semana de Gestação: formação das estruturas essenciais
As principais estruturas do bebé estão em formação: esqueleto, músculos, coração, sistema nervoso central. A complexidade de toda esta “construção” faz desta etapa a mais crítica do desenvolvimento. Fique atenta aos sinais que podem indicar complicações e a necessidade de procurar aconselhamento médico.
As profundas alterações hormonais podem desequilibrar o seu corpo. Pode sentir-me ansiosa, cansada e com enjoos. Um simples teste de gravidez da farmácia é suficiente para confirmar as suas suspeitas.
Futuras mamães,
Estarei falando do desenvolvimento dos nossos bebês de 5 em 5 semanas.
Hoje estou falando das 5 primeiras semanas, no próximo sábado (05/09) estarei adiantando as outras 5 semanas (da 6ª a 10ª semana), pois estarei completando minha 10ª semana. E assim postarei as semanas acompanhando a minha gravidez.
Bjinho,
De uma mamãe de primeira viagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário