Bom dia futuras mamães,
Hoje estarei falando do desenvolvimento dos nossos bebês da 11ª semana a 15ª semana.
E hoje estou completando minha 11ª semana.
Bjinhos,
De uma mamãe de primeira viagem
Décima Primeira Semana de Gestação: fase crítica ultrapassada
Os órgãos vitais do bebé estão completamente formados. O corpo reveste-se com uma delicada penugem e as unhas estão a nascer. Com cerca de 41 mm e aproximadamente 7 g. de peso, já boceja e movimenta-se livremente no líquido amniótico.
A sua cintura começa a desaparecer e a barriga fica redondinha. Os incómodos das últimas semanas tornam-se mais ligeiros ou podem mesmo desaparecer. O volume sanguíneo aumenta o que pode fazer com que sinta mais calor.
Entre as 11-13 semanas irá realizar a segunda consulta de rotina da gravidez e a primeira ultrassonografia morfológica da gravidez, que chamamos de translucência nucal.
Décima Segunda Semana de Gestação: de embrião a feto
Às 12 semanas, a etapa mais crítica do desenvolvimento do bebé está ultrapassada. A partir desta semana o risco de aborto espontâneo desce drasticamente.
Com o fim da fase embrionária, o embrião passa a designar-se “feto”. Com cerca de 54 mm de comprimento e 14 g tem um aspeto completamente humano e está totalmente formado. A partir de agora, passará a maior parte do tempo a amadurecer, crescer e engordar. Na ecografia já poderá descobrir o sexo do seu bebê!
Décima Terceira Semana de Gestação: ouve-se o coração
A semana 13 marca o início do 4º mês da sua gravidez (da 13ª a 16ª semana).
O feto adquire o aspeto de um bebê recém-nascido apesar de medir apenas uns meros 7,4 cm e de pesar 23 g.
O bebê aprende, reconhece e responde a estímulos. Consegue ouvir os sons e vibrações produzidos pelo corpo da mãe. Aprecia sons suaves, melodias e a voz ritmada da mãe.
Os enjoos matinais e os incômodos típicos do primeiro trimestre começam a suavizar-se. Aproveite os próximos 3 meses para viver a sua gravidez em pleno!
Nessa semana já dá para se ouvir o coraçãozinho do seu bebê pelo aparelho manual.
Décima Quarta Semana de Gestação: a placenta
O bebê mede cerca de 8,7 cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa aproximadamente 43 g. O corpo reveste-se com uma fina camada de pelos (lanugo) que protege a pele do bebê e os órgãos continuam a aperfeiçoar-se.
O tamanho do útero aumenta proporcionalmente ao tamanho do bebê (aproxima-se do tamanho de um abacate).
O grande desenvolvimento do bebê obrigada ao aumento da produção de sangue materno, para fornecer mais nutrientes e oxigênio, e os batimentos cardíacos da mãe aumentam para bombear mais sangue.
O tamanho do útero aumenta proporcionalmente ao tamanho do bebê (aproxima-se do tamanho de um abacate).
O grande desenvolvimento do bebê obrigada ao aumento da produção de sangue materno, para fornecer mais nutrientes e oxigênio, e os batimentos cardíacos da mãe aumentam para bombear mais sangue.
Décima Quinta Semana de Gestação: ouve os sons do corpo da mãe
Os ossos endurecem à medida que retêm mais cálcio e as articulações estão a funcionar o que permite uma nova liberdade de movimentos.
A sua barriguinha está cada vez mais maior e é natural que já se note que está grávida. O aumento do volume do útero, da pressão exercida sobre a bexiga e o relaxamento muscular podem provocar pequenas perdas de urina, especialmente quando tosse, espirra ou ri.
Para evitar o agravamento desta condição, deve exercitar o períneo através de uns exercícios simples mas muito eficazes (exercícios de Kegel).
Nenhum comentário:
Postar um comentário