05 setembro 2015

Desenvolvimento de semana a semana: 6 a 10 semanas

Bom dia futuras mamães,

Como havia falado num post anterior, estarei falando do desenvolvimento dos nossos bebês de 5 em 5 semanas.
Estou adiantando da 6ª semana a 10ª semana, pois hoje estou completando minha 10ª semana. E hoje também é dia de ultraaaa!!! #ansiosaaaa



Bjinhos,
De uma mamãe de primeira viagem

Sexta Semana de Gestação: as células cardíacas começam a bater


O embrião continua a desenvolver-se a um ritmo alucinante. As células cardíacas já batem, a base da medula espinal e do sistema nervoso estão em formação. Os olhos, orelhas, nariz, boca e língua definem-se.

O seu corpo modifica-se para nutrir o bebé e a preparar-se para a amamentação. As alterações hormonais e o aumento do fluxo sanguíneo, deixam os seios mais cheios e macios. Os mamilos começam a ficar mais proeminentes e a tensão mamária aumenta.

Redobre os cuidados com a sua alimentação e  vigie o aumento de peso.

Sétima Semana de Gestação: principais órgãos em desenvolvimento


Com o tamanho de um grão de arroz, o bebé adquire a forma de um C, com a cabeça ainda irregular e inclinada para a frente. Mede cerca de 13 mm e pesa menos de 1 g. Todos os órgãos estão em desenvolvimento e o seu aspeto é cada vez mais humano.

O metabolismo do seu corpo acelera para fornecer todos os nutrientes necessários ao rápido desenvolvimento do bebé. Cuide da sua alimentação e beba muita água ao longo do dia.

Durante a gravidez a mãe ganha, em média, 11 a 12 kg, necessitando de um acréscimo de 250 a 300 Kcal por dia para manter uma gestação saudável.

Oitava Semana de Gestação: os primeiros movimentos


Da 7ª para a 8ª semana há um grande crescimento do embrião que mede agora cerca de 16 mm e pesa 1 g. aproximadamente. O esqueleto começa a endurecer e as articulações a formarem-se. Com o tamanho de um bago de uva, o feto exercita-se livremente no líquido amniótico apesar de ainda não o conseguir sentir.

Apesar da intensa atividade que se passa dentro do seu corpo, ainda não se nota que está grávida. O crescimento uterino pode provocar algum desconforto ou mesmo dor na parte inferior do abdómen.

Na primeira consulta de vigilância da gravidez, o médico irá estimar a data provável para o parto.

Nona Semana de Gestação: tem um aspeto humano


Esta semana entra no 3º mês da gravidez (que vai até à 13ª semana). O crescimento do embrião atinge o tamanho de uma uva como cerca de 23 mm e aproximadamente 2 g de peso.

O bebé tem um aspeto cada vez mais humano apesar de desproporcional. O tamanho da cabeça é enorme em relação ao corpo e os braços maiores do que as pernas. Contudo, os dedos estão praticamente desenvolvidos, o nariz e o rosto ganham forma e os intestinos recolhem à cavidade abdominal.

Apesar de o tamanho do útero ter duplicado em relação ao tamanho original, é provável que não se note que está grávida mas que a roupa já fique apertada. Poderá sentir náuseas e enjoos que tendem a desaparecer antes das 16 semanas (no 2º trimestre da gravidez).

Décima Semana de Gestação: distinguem-se as feições do rosto


O embrião continua o seu crescimento acelerado. Mede cerca de 31 mm pesa aproximadamente 4 g.

O cérebro continua a crescer com uma produção neural de cerca de 250 mil neurônios a cada minuto. O sistema nervoso reage a estímulos e diversos órgãos começam a funcionar. Já se distinguem as feições do rosto e os dedos começam a separar-se.

O seu sentido de olfato está mais apurado e pode sentir-se enjoada com cheiros familiares. O paladar também se pode alterar e sentir mais fome. Cuide da sua dieta para otimizar a nutrição e evitar o aumento excessivo de peso.

Nenhum comentário: