23 setembro 2015

O que é a translucência nucal?

Boa noite mamães,

Minha última ultra realizada no sábado passado foi para avaliação da translucência nucal e o osso nasal. Neste post eu irei explicar o que significa esse exame para tirar a dúvida de vocês.

O que é translucência nucal?

A translucência nucal (ou TN) é uma medida realizada no ultrassom morfológico do primeiro trimestre, na região da nuca do feto. Seu objetivo é estimar o risco do feto ter algumas doenças, entre elas a Síndrome de Down e anomalias cromossômicas, além de problemas cardíacos. Fetos com malformações ou doenças genéticas possuem uma tendência a acumular liquido na região da nuca. Portanto uma medida aumentada significa um aumento de risco.

A medida da translucência nucal deve ser realizada quando o feto tem entre 45 e 84 mm de comprimento, medindo da cabeça à nádega. Isto corresponde a cerca da 11ª a 14ª semana de gestação. A partir de 14 semanas, não dá mais para fazer o exame, porque o espaço deixa de ser transparente na imagem do ultrassom.Para medida adequada da translucência nucal recomendamos que sejam seguidos os padrões de medida definidos pela Fetal Medicine Foundation. Neste caso considera-se risco aumentado quando o resultado é igual ou superior a 2,5 mm.

Outra avaliação no ultrassom da translucência nucal é a presença do osso nasal. A avaliação do osso nasal fetal pode indicar a presença de anomalias fetais graves, como cromossomopatias. A localização adequada da face fetal é de fundamental importância para o bom resultado deste exame


Segue uma parte de uma entrevista realizada pelo Dr. Drauzio sobre a Medicina fetal, publicada em 15/09/11. O Dr. Mario Burlacchini é médico. Assistente do Departamento de Obstetrícia da Universidade São Paulo, defendeu tese de doutorado sobre Medicina Fetal.

Drauzio – Você poderia explicar o que é a translucência nucal?


Mario Burlacchini – Chamamos de translucência nucal uma pequena quantidade de fluido existente entre a pele e a gordura do pescoço e que está presente em todos os fetos. Não é uma anormalidade. Se o feto tem nuca, tem translucência. Todavia, quanto mais espessa for essa camada, maior o risco de o bebê ter síndrome de Down. Quanto menos espessa, menor o risco. O valor medido nesse exame é sempre combinado com a idade cronológica da mulher, dado fundamental na avaliação do risco para a síndrome de Down, por exemplo.

O exame de translucência nucal deve ser feito em algum serviço que disponha do programa de cálculo de risco fornecido gratuitamente por uma fundação de Londres e que leva em conta a idade da mãe, a medida da translucência e o tamanho do bebê para avaliar o risco específico para a síndrome de Down. Fala-se nessa síndrome por ser a mais comum, mas a avaliação de risco vale para outras doenças mais raras.


.
Espero ter ajudado!!
Beijos,
De uma mamãe de primeira viagem.

Um comentário:

Deborah Garcia disse...

Eeeeee minha sobrinha crescendo linda, forte e cheia de saúde! (Ps. Certeza q eh menina)