12 fevereiro 2016

Exame de Ecocardiografia fetal e Dopplerfluxometria

Boa noite mamães,

O que não falta hoje em dia são exames realizados no pré-natal. Dentre os exames está o Ecocardiograma fetal, ou ecofetal, que vai observar o coraçãozinho do seu bebê que ainda não nasceu. É um ultrassom bem parecido com os outros já realizados pela mamãe, mas por ele o médico especialista em cardiologia fetal vai observar especificamente o desenvolvimento, a função e a anatomia do coração do feto ainda durante a gravidez.

O exame não oferece risco para a nós, mamães, ou para a criança, trazendo os benefícios de um diagnóstico precoce e de um tratamento eficaz das cardiopatias fetais. Dessa forma, certas doenças – como determinadas formas de arritmia – já podem ser tratadas dentro do útero da mãe.


Temos também o exame de ultrassonografia dopplerfluxometria. Esse exame estuda a velocidade de fluxo sanguíneo nos vasos. Durante a gestação, serve para avaliar a vitalidade da gestação inicial (primeiro trimestre) e a partir da segunda metade da gestação serve para avaliar a saúde fetal e para avaliar riscos de aumento da pressão materna durante a gestação (pré-eclâmpsia) e de comprometimento do crescimento fetal.
Entre 20 e 26 semanas de gestação , o Doppler das artérias uterinas (principais vasos que nutrem o útero materno) tem o objetivo de identificar pacientes que apresentam risco aumentado de apresentar pré-eclâmpsia na gestação e restrição do crescimento fetal. A persistência de alteração deste exame após a 26ª semana de gestação indica a presença do risco aumentado para estas alterações.
Já a avaliação fetal através do Doppler a partir da segunda metade da gestação, e principalmente no final da gravidez, tem o objetivo de comprovar o bem-estar fetal através da identificação de fluxos sanguíneos normais nos vasos fetais estudados.



Espero ter ajudado nessas informações!!!





Nenhum comentário: