16 março 2016

Desenvolvimento de semana a semana: 36 a 40 semanas

36ª Semana de Gestação: os movimentos do bebê desalinham a barriga



O seu bebê mede cerca de 47,7 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 2600 g.

Faltando cerca de 28 dias (pode ser mais ou menos), você está quase no final da gestação e no começo de sua nova vida. Termine sua preparação final estocando fraldas (muitas fraldas), pomadas para assaduras, lavando macacões, bodies, vestidinhos e garantindo que o quartinho esteja pronto para receber seu bebê. Desta forma, mesmo que o bebê chegue antes do tempo, você estará pronta.

Seu bebê continua a ganhar peso a uma média de 250 gramas por semana. Esse ganho de peso irá ajudá-lo a regular a temperatura corporal tão logo ele deixe o útero climatizado. Na verdade seu bebê terá 15% de gordura no momento do nascimento, e você.... bem você é outra história! Ainda no útero, seu bebê pode ouvir, sentir, tocar e ver. A única coisa que o separa de viver no mundo externo é algo chamado canal de parto. Outros destaques: As gengivas de seu bebê estão firmes, com espinhos que se parecem de alguma forma com dentes, ainda que suas verdadeiras pérolas brancas só irão aparecer por volta dos três meses a um ano de idade. Quanto mais tarde melhor, para ele e para você, principalmente se ele estiver mamando no peito. Seu bebê tem padrões definidos de sono e vigília - abrindo os olhinhos enquanto acordado e fechando-os enquanto dormindo. Ele ficará alerta quando exposto à luz, assim como qualquer bebê recém-nascido faria, exceto quando você coloca aquele CD brega, quando ele coloca as mãos na cabeça, vira de costas e murmurá "Não acredito! De novo não!"

37ª Semana de Gestação: início do 9º mês


O bebê mede cerca de 48,6 cm da coroa aos pés e pesa aproximadamente 2850 g. O seu bebé está completamente formado e pronto para nascer!

Às 37 semanas, o bebê é considerado um bebé de termo e pode nascer a qualquer momento.
Se você entrasse em trabalho de parto neste instante, todos os sistemas já estariam prontos. Sabemos que você mal pode esperar para ter seu bebê nos braços, mas saiba que ele se beneficia de cada minuto que fica no forno. O crescimento do seu bebê diminui nesta semana, o que é ótimo para o canal de parto. Os ossos dele estão ainda mais macios e flexíveis e irão solidificarem-se logo depois do parto. Então, você deve estar se perguntando: "Já que ele está assado e pronto para nascer, o que ele ainda está fazendo no forno?". Ele está bem ocupado, se exercitando para a "vida lá fora", trabalhando suas habilidades de respiração, sucção, contemplação e excreção. A única coisa que seu bebê ainda não pode praticar é a habilidade de gritar a plenos pulmões quando está com fome - mas, não se preocupe, ele fará isso muito em breve.
Os intestinos acumulam uma considerável quantidade de mecônio (primeira matéria fecal produzida pelo bebé) que é usualmente eliminado logo após o parto.
O sistema imunitário do bebé continuará a desenvolver-se depois do nascimento. Nos primeiros tempos, as defesas naturais do seu bebé serão reforçadas com a amamentação devido aos compostos que lhe transmite através do leite materno.

38ª Semana de Gestação: bebê de termo



O bebê mede cerca de 49,8 cm da coroa aos pés e pesa aproximadamente 3050 g.

Seu bebê pode se arranhar no útero já que as unhas dele ultrapassaram as pontas dos dedos. Se você estiver esperando uma menininha, controle seu desejo de pintar as unhas dela de rosinha. Os pulmões do seu bebê continuam a maturar. O cérebro e as funções nervosas estão funcionando melhor a cada dia. Os últimos dois continuaram a maturar até a adolescência. Naquela idade que seu filho, ou filha, achará que já sabe tudo e mais um pouco.
Os seus intestinos continuam a produzir mecônio (primeira matéria fecal produzida pelo bebê).
O tamanho da cabeça é proporcional ao corpo (a cabeça e o abdômen têm agora o mesmo diâmetro).
A placenta começa a envelhecer e a tornar-se menos eficiente no fornecimento de nutrientes.

39ª Semana de Gestação: os pulmões amadurecem



O bebê mede cerca de 50-52 cm da coroa aos pés e pesa aproximadamente 3250 g.

Uma reclamação desconfortável no final da gravidez são os soluços frequentes. Não, não para você; mas para seu bebê. Já que não há ar em volta dele, quando ele pratica a respiração, pode acontecer que o fluído amniótico chegue à traquéia dele, resultando nestas pancadinhas espaçadas que fazem você pensar que está carregando um coelhinho saltitante em sua barriga.
A lanugem e o verniz caseoso desapareceram quase completamente e a pele está mais macia, fina e opaca.
Os olhos ainda não possuem os canais lacrimais, que aparecem poucas semanas após o nascimento.
O tórax é mais proeminente.
Os pulmões estão completamente desenvolvidos e aumentam a produção de surfatante para manter os alvéolos abertos o que facilita o processo de respiração.
Ao nascer, o bebê tem 300 ossos. Ao longo do crescimento, alguns desses ossos vão unir-se, totalizando 206 na idade adulta.

40ª Semana de Gestação: completamente pronto para nascer

O bebê mede cerca de 50-54 cm da coroa aos pés e pesa aproximadamente 3400 g.

Parabéns! Este pãozinho no forno está completamente assado! Esta é uma boa notícia. Porém, há outra não tão boa assim é que dar à luz no dia oficial do parto é difícil. Na verdade, a maioria das mães de primeira viagem chegam a duas semanas além do dia previsto para o parto.
A pele está rosada e macia e as plantas das mãos e dos pés enrugadas.
O cabelo está sedoso e sem falhas.
O tórax expande-se para fora.
O bebê comporta-se como um recém-nascido, apresentando mais de 70 reflexos diferentes.
O coração bate a um ritmo de 110-150 pulsações por minuto.
Quando respirar pela primeira vez, o sangue passará a correr pelos pulmões e o seu bebê tornar-se-á num ser humano autônomo, capaz de assegurar por si só todas as funções vitais.

Nenhum comentário: