23ª Semana de Gestação: distingue sons
Esta semana entra no 6º mês da sua gravidez (que vai até à 26ª semana). O seu bebê mede cerca de 28,9 cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa aproximadamente 500g.
O corpo dele está cada vez mais proporcional e já se parece com um recém-nascido apesar de ainda estar magro e com a pele enrugada. Caso ele nasça prematuramente (com 23 semanas é considerado um grande prematuro), já tem hipóteses de sobreviver com assistência médica e instrumental apropriada. O tamanho do seu útero chega quase a 4 cm acima do seu umbigo.
24ª Semana de Gestação: é um bebé viável
O seu bebê mede cerca de 30 cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa aproximadamente 600g.
Todos os órgãos dele estão a funcionar à exceção dos pulmões que continuam a amadurecer até ao parto (os pulmões só funcionam em pleno após o nascimento, quando o ar entra nos pulmões e respira pela primeira vez).
O bebê distingue claramente a sua voz de todos os outros ruídos e sons. Se já escolheram o nome, converse com ele chamando pelo seu nome. Com o crescimento do bebê, o útero continua a subir e deve estar cerca de 5 cm acima do umbigo.
25ª Semana de Gestação: fecha as mãos e agarra os pés
O seu bebê mede cerca de 34,6 cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa aproximadamente 660g.
Os olhos estão completamente formados e são sensíveis à luz. Por volta da 31ª semana, a íris torna-se colorida (a cor definitiva só aparece entre os 6 a 9 meses de idade, após a exposição dos olhos à luz natural) e já distingue a luz natural da artificial através da parede uterina.
Vigie o seu peso e tenha cuidados redobrados com a sua alimentação. Tudo o que bebe e come passa para o bebê através da placenta. Como o bebê já tem pupilas gustativas evite comidas muito condimentadas ou com sabores intensos.
26ª Semana de Gestação: reage aos estímulos
O seu bebê mede cerca de 35,6 cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa aproximadamente 760g.
O bebê já consegue ficar com os olhos abertos e iniciam-se os movimentos respiratórios primitivos. O seu útero está quase 7 cm acima do umbigo. O crescimento da barriga e o esforço cardíaco aumentam o cansaço. Tente relaxar o mais possível e evite esforços físicos. Se ainda não tomou algumas decisões como o Pediatra para o seu filho, talvez esteja na altura de preparar uma agenda para os próximos meses.
O bebê já consegue ficar com os olhos abertos e iniciam-se os movimentos respiratórios primitivos. O seu útero está quase 7 cm acima do umbigo. O crescimento da barriga e o esforço cardíaco aumentam o cansaço. Tente relaxar o mais possível e evite esforços físicos. Se ainda não tomou algumas decisões como o Pediatra para o seu filho, talvez esteja na altura de preparar uma agenda para os próximos meses.
27ª Semana de Gestação: cérebro mais desenvolvido
O seu bebê mede cerca de 36,7 cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa aproximadamente 870g.
Esta semana entra no 7º mês da sua gravidez (que vai até à 31ª semana) e no 3º trimestre da gravidez. A cada dia que passa, as funções do cérebro ficam mais desenvolvidas. Os pulmões do bebê e o sistema imunológico está amadurecendo esta semana, enquanto ele se prepara para a entrada triunfal. Se nascesse hoje, teria nascido com 85 por cento de chance de sobreviver, pois os pulmões dele são capazes de respirar ar (com a assistência médica, é claro).
28ª Semana de Gestação: gosta de ouvir a voz da mamãe
Os olhos do seu bebê estão parcialmente abertos, e agora ele já pode piscar.
Alguns especialistas acreditam que com 28 semanas de gestação os bebês comecem a sonhar. Sonhar com o quê? Ninguém faz a menor idéia. Mas o cérebro está bem ativo à essa idade. As ondas cerebrais podem ser notadas em testes específicos e os tecidos cerebrais estão bem desenvolvidos.
Seu bebê está bem gordinho em comparação a algumas semanas atrás.
29ª Semana de Gestação: brinca com o cordão umbilical
Ter um bebê prematuro é assustador, sem dúvida. Mas aqui está um motivo para relaxar: Devido aos impressionantes avanços da tecnologia médica, se o seu bebê nascer esta semana, ela terá 90 por cento de chances de sobrevivência, o que é uma grande notícia.
O cérebro do bebê pode controlar a respiração e a temperatura corporal dele. Ele já é capaz de tossir e as habilidades de sucção foram aperfeiçoadas. Seus seios que se cuidem! A pele do neném está parecendo menos enrugada conforme ele ganha peso. Ele está começando a parecer mais como um modelo da Pampers ou da Johnson's Baby. Ele está agora se preenchendo da gordura branca que dará energia e servirá de isolante térmico. infelizmente ela não funciona da mesma forma nos adultos! E falando de energia, o seu coelhinho da Energizer, está pegando fogo estes dias, ou melhor, está com a pilha toda! Com certeza você sentirá uma boa porção de chutes, socos e cotoveladas, principalmente quando estiver deitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário