30ª Semana de Gestação: vira-se de cabela para baixo
O bebê mede cerca de 39,9 cm da cabeça aos pés e pesa aproximadamente 1,320 kg.
A cabeça do seu bebê está crescendo, e o crescimento e desenvolvimento cerebral está bastante acelerado neste período. Praticamente todos os bebês já reagem à sons até a trigésima semana.
O bebê está rodeado de cerca de 700 mililitros de líquido amniótico, mas esse volume diminuirá à medida que ele cresce e preenche o útero.
Depois de nascer, seu neném manterá os olhos fechados uma grande parte do dia. Quando os abrir, reagirá a alterações de luz, mas não conseguirá ver nada a mais de alguns centímetros de distância. Como você estará com ele o máximo possível no colo, essa será a posição perfeita para que o bebê consiga vê-la.
As unhas estão finalmente prontas, provocando aos seus pais grande temor e angústia na primeira vez que terão que cortá-las, ficará mais fácil com o tempo, nós prometemos! Em adição, a medula óssea está trabalhando a pleno vapor na produção dos glóbulos vermelhos.
O seu bebê também está se preparando para ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Caso o seu bebê esteja na posição pélvica (de cabeça para cima com os pés para baixo), você não deverá se preocupar, pois ainda haverá 10 semanas para ele mudar de posição.
31ª Semana de Gestação: cérebro em expansão
O seu bebê mede cerca de 41 cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa aproximadamente 1,600 kg.
A partir de agora, seu bebê continuará a ganhar cerca de 230 gramas por semana até pouco antes do nascimento, embora pareça ser muito mais a cada passo que você der. Devido ao crescente limite de espaço, os braços e pernas do seu bebê ficam bem próximos do corpo, essa posição é conhecida como a posição fetal. E mais, ele agora pode processar as informações de todos os cinco sentidos, então vai estar tudo pronto para cheirar o purê de batatas, saboreá-lo, sentir a textura de quando colocar nos seus cabelos, ouvir você brigar para tirar as mãos sujas de batata da cabeça e, em seguida, até ver o flash da câmera que você pegou para registrar este momento.
Até agora, os pulmões do seu bebê é o único sistema que não está totalmente maduro. E por maturidade, não estamos dizendo que o resto dos sistemas do seu bebê estão suficientemente maduros para sair de casa depois das 10 da noite. Só queremos dizer que os pulmões ainda precisam de um pouco mais de tempo, antes de poderem sair para o mundo.
32ª Semana de Gestação: o bebê dorme 90-95% do dia
O seu bebê mede cerca de 43 cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa aproximadamente 1,800 kg.
Esta semana entra no 8º mês da sua gravidez (que se prolonga até à 36ª semana). Até agora, você estava vendo o seu médico mais ou menos uma vez por mês. Agora, aproximadamente, você começará a visitá-lo a cada duas semanas, até ao último mês, quando você o verá uma vez por semana.
Embora o seu bebê ainda permaneça ativo, o seus dias de praticar para tentar entrar no Cirque du Soleil estão quase terminado. Por esta época seu bebê vai se acomodar de cabeça para baixo em preparação para o nascimento.
Ambos você e o bebê ganhando bastante peso neste momento. Você provavelmente ganhará quase meio quilo por semana, durante as próximas semanas, e metade desse volume estará indo para o bebê. Ele provavelmente vai duplicar seu peso nas próximas oito semanas. Você já se perguntou o que seu bebê está fazendo aí por esses dias? Ele está ocupado piscando, olhando em volta, pegando coisas, fazendo caras, praticando a sua respiração, fazendo xixi e ouvindo tudo ao seu redor, exatamente o que ele vai fazer em relação aos três primeiros meses de sua vida, sem a platéia adorável e os flashes das câmeras. A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento. As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas e o bebê pode se arranhar. Os cabelos continuam a crescer.
33ª Semana de Gestação: engordando, engordando
A grande novidade desta semana é que o sistema respiratório do bebê está quase completamente maduro. Isso significa que se o seu bebê nascesse nesta semana, chances são que ele seria um bebê saudável com apenas uma pequena ajuda dos seus amigos (também conhecido como UTIN ou UTI Neonatal).
Seu bebê pode agora detectar luz e saber a diferença entre a noite e o dia (claro que essa capacidade irá milagrosamente desaparecer depois de nascer quando ficar a noite toda gritando). Seus pupilas irão contrair e dilatar em resposta à luz. Se você ligar uma lanterna em direção à sua barriga, o seu bebê pode "fugir" para longe da luz, como se dissesse: "Para com isso, mãe. Isso é muito chato."
Os ossos do crânio do seu bebê são macios e ainda não estão fundidos em conjunto. Em outras palavras, agora não é hora de ensinar-lhe como cabecear aquela bola levantada na área. Esta flexibilidade permite que os ossos se sobrepõem, possibilitando essa viagem para baixo, no apertado canal do nascimento (e resultando na surpreendente cabeça de coneque o seu bebê irá ter nos primeiros dias pós-parto. Não se preocupe, é absolutamente normal e é para isso que inventaram os chapéus.) Seu filho vai continuar armazenando umas gramas, ganhando cerca de 220 gramas por semana daqui para frente .
34ª Semana de Gestação: sistema imunológico continua a se desenvolver
Seu bebê parece estar revestido de uma camada de requeijão por estes dias. A substância branca e espessa que protege a pele do líquido amniótico é chamada de vernix caseoso. Quando ele nascer, você provavelmente verá algum resíduo de vernix em alguns lugares de difícil alcance como sob os braços, por trás das orelhas e em torno da vagina, se o bebê for ela...
O pêlo felpudo, lanugem, que cobriu o corpo de seu bebê por grande parte da sua estadia no útero está agora quase completamente desaparecido. Seu bebê começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico, ao invés de depender exclusivamente de anticorpos recebidos através da placenta. Isto virá em boa hora quando algum parente porcalhão vier pegar o bebê sem lavar as mãos primeiro.
35ª Semana de Gestação: em contagem decrescente
O seu bebê mede cerca de 48 cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa aproximadamente 2,450kg.
Essa semana os toques finais estão sendo dados à sua mini-obra-prima, sendo que a maior parte do desenvolvimento do bebê é dedicada a ganhar peso. Embora os movimentos do bebê podem se tornar menos regulares, ele pode dar sua última cambalhota logo, para se colocar na posição de nascimento, ou seja, de cabeça para baixo.
Seu pequeno "Karatê Kid" ou sua "Menina Super-Poderosa" (Quem sabe os dois!) talvez não consiga mais dar os soquinhos e chutinhos que estava costumado a lhe dar devido ao espaço limitado dentro do útero nestes dias. Provavelmente você sentirá mais mexe-mexe, estica e puxa e manobras do que soquinhos e chutinhos. Com o ganho de peso de seu bebê, ele está ganhando uma camada extra de gordura, que criará aquelas covinhas fofinhas nos cotovelos e joelhos. O fígado dele já começou a processar seus resíduos, para que você saiba a que órgão agradecer quando ele tiver sua primeira explosão até as costas do macacãozinho dele. Dizem por aí que o totozinho do bebê da gente não tem cheiro desagradável. Não caia nessa, em poucos dias você descobrirá que isso não é verdade. As unhas do seu bebê estão crescendo tanto que podem se enrolar acima das pontas dos dedinhos das mãos e pés dele antes de verem um cortador de unhas. Tão logo venha ao mundo já precisará de uma manicure-pedicure! Chique não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário